Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Laowai e Laowai Street

No post anterior falei que sou mais uma Laowai encantada com a cidade, lembram? Pois bem, o que seria Laowai? Laowai é a gíria  pela qual os chineses chamam os estrangeiros que não são de origem asiática.

 Já li que a palavra tem ou tinha uma conotação depreciativa mas que com o tempo e o uso, foi se tornando uma forma comum de se referir a quem vem de fora. E o "verdadeiro" Laowai seria aquele estrangeiro que não fala nada de Chinês, ou seja, eu sou um exemplo perfeito!!

  De qualquer forma, o termo é largamente usado, mas a imprensa evita por considerar pejorativo. O próprio governo, antes das Olimpíadas de 2008, fez campanhas orientando o povo a não usá-lo de maneira depreciativa.

Talvez no futuro, quando o meu Mandarim for perfeito ( daqui uns 5000 anos, pelo menos) eu consiga perceber se é com desdém ou não que sou chamada de Laowai. Até lá, vou seguir achando que é normal e chamando os outros estrangeiros de Laowai também.

Mas como os Laowais ( bem-vindos ou não) também trazem a sua cultura e com ela as suas comidas e bebidas, há uma rua em Shanghai,  batizada em  2009,  de Laowai Jie 101, ou seja, Laowai Street 101.  Todo o taxista, apesar de muitos não falarem nada de inglês, entende se a pessoa pedir pra ir na "Laowai Jie"!

A rua tem 500 metros de comprimento só de bares e restaurantes, onde os carros são proibidos. Na entrada tem uma locomotiva, pois antigamente ali paravam os trens.

 É ótimo caminhar e ver a diversidade de culturas reunidas! Tem restaurante alemão ( com joelho de porco e cerveja artesanal !), restaurante iraniano, italiano, americano, canadense, grego, tailandês, mexicano, espanhol e até uma cervejaria local, a Shanghai Brewery. Certamente há outros que eu ainda não consegui decorar!

 Há muitos eventos na Laowai Street, como shows de música e degustação de bebidas. Na época da Copa do Mundo foram instalados telões para que o povo de fora pudesse ver seus times jogando e perdendo ( ou ganhando, depende de quem vê) de sete a um, por exemplo. Ah! Não tem chinês que não nos lembre dos sete a um quando descobre que somos brasileiros. Very funny...pra eles, né?!

 Então vamos até a Laowai Street!












Tivemos que entrar e tomar uma cervejinha porque ninguém é de ferro, né?!





3 comentários:

  1. Excelente! Quero mais! Escreves muito bem! Sem as fotos já da para visualizar! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, queridas!! Pati, tu tá tendo problemas em carregar as fotos? Se for, talvez eu esteja usando fotos pesadas demais pra conseguir uma boa definição. Me avisa, ok? Mil beijos!

    ResponderExcluir