Pesquisar este blog

sábado, 27 de setembro de 2014

Shanghai Oriental Pearl Radio & TV Tower

A Shanghai Oriental Pearl Tower é uma das principais atrações turísticas da China e geralmente aparece como um dos símbolos de Shanghai.

A torre se localiza no distrito de Pudong, ás margens do rio Huangpu e  é composta por 11 esferas de diferentes tamanhos. As duas maiores têm diâmetro de 50m e 45m, respectivamente, e a menor ( e mais alta) de 14m.

As esferas são unidas por 3 colunas enormes de 9 m de diâmetro cada, a construção começou em 1990 e terminou 4 anos depois como um dos mais altos prédios do país.
O site oficial da Torre é http://www.orientalpearltower.com/en/


Além de ter a função prática de transmitir sinais de rádio e TV, a torre é um gigantesco parque de diversões! E também embeleza a cidade com suas milhares de luzes de LED brilhando em diversas frequências.

A Torre é tão significativa como um dos símbolos de Shanghai que em 2013 a casa de alta costura Valentino, lançou  aqui uma coleção cápsula de roupas, a Shanghai Collection, e o desfile de lançamento foi em uma das esferas da Torre. Vale a pena olhar o vídeo no You Tube mesmo que você não se interesse em moda, pois as primeiras imagens mostram a Torre e seu entorno. Lindo! Dá uma olhada no link  http://youtu.be/AwiP0KcEFVo


Cada parte da Torre tem suas atrações, até o rio Huangpu faz parte!  Ela mantém três navios com capacidade para 400, 200 e 180 pessoas. Neles, além de passeios com vista privilegiada da cidade e comidinhas deliciosas,  acontecem eventos de empresas e até casamentos!

Bem, voltando a Torre, temos ao nível do solo, na entrada, além de longas e organizadas filas para pegar os elevadores que sobem até as esferas, algumas atrações. O Shanghai History Museum tem ali apresentações multi-mídia contando a história da cidade. Há um restaurante, o Número 8 Old Shanghai, que oferece a culinária da cidade com decoração típica. Tem também o Flower Bar, um café especializado em chocolates, o Chocoholic, o bar da Coca-Cola com alguns brinquedos pra tirar fotos ( super concorridos!), uma livraria e muitas lojinhas de presentes.

Mas a coisa começa a ficar melhor a medida que se pega os elevadores!

Na primeira enorme esfera de 50 m de diâmetro, a 98 m do chão, há um parque de diversões chamado Game City! Lá, além de outros brinquedos, está a mais alta montanha-russa indoor do mundo! E tem um cinema 5D, seja lá o que isto for!

Subindo mais, a 259 m de altura, na esfera de 45m de diâmetro, está o Observatório Transparente. Eu achei esta parte fantástica! É uma passarela de vidro, que contorna toda a esfera. O piso é todo de enormes placas de vidro e  a gente tem a sensação de estar flutuando a 259 m do chão! Dá um medinho, muita gente não vai, mas logo passa e é uma super emoção olhar para baixo e ver a cidade. Lindo!!
Os adultos são os que mais se divertem, aliás, viram crianças. Eu só faltei rolar no chão! E tem gente que rola mesmo!

Subindo uns metros mais, a 263 m, tem o Sightseeing Flor, que é o observatório onde a gente se deslumbra com a vista e consegue tirar boas fotos.

Ainda dentro desta esfera, subindo a 267 m , tem o Revolving Restaurant, um restaurante giratório que faz o maior sucesso, mas não fomos desta vez, pois esta é uma atração pra ser curtida a noite vendo as lindas luzes da cidade. Pode deixar que eu vou postar quando formos!

Pegando novamente o elevador, se vai até a esfera mais alta ( a menor de 14m de diâmetro), a 351 m de altura, onde fica a mais nova atração da Torre, a Space Capsule que  foi inaugurada em 2013. Como o nome diz, o mais alto observatório simula uma nave espacial! Já no elevador, tem um vídeo no teto que mostra a nossa subida "pro espaço", passando entre as nuvens e vendo a terra lá de cima! Pra entrar no clima, né?!

  Descendo do elevador, se "embarca" na nave espacial. O chão e as paredes são brancos como se podia imaginar, e pra mantê-los assim, a gente usa uma espécie de "meia" sobre os sapatos. Fica LINDO nas fotos, como vocês poderão constatar!

A Space Capsule tem dois andares, no primeiro, uns filminhos interativos sobre o planeta e o Espaço, numa sala tipo "nave espacial". Bom para as crianças, mas para os adultos a diversão  começa quando se sobe a escada ( sob um astronauta que fica pairando sobre as nossas cabeças) para o último andar.

Ali é o observatório! As janelas são pequenas, lembre-se é uma nave espacial (!), e como tudo é branco, reflete nos vidros e as fotos saem todas "borradas" , mas é fantástico ver a cidade até onde as condições climáticas nos permitem naquele dia. Nem preciso dizer que o ideal é um dia de sol, sem nuvens ou poluição, né?! A noite deve ser maravilhoso também!

Depois disto, só nos resta pegar o elevador , ( ops!) a nave espacial, de volta pra Terra e se esbaldar nas lojinhas! kkkk!


E depois de tanta conversa, com vocês, a estrela do post, a Shanghai Oriental Pearl Radio &TV Tower! Fotos: João Sperb.



O térreo, com as enormes filas pra pegar os elevadores.




Lá em baixo estão o Museu, os bares, os restaurantes e as lojinhas!


 O bar da Coca Cola!




Direto para a segunda esfera! Olha o Sightseeing Floor!


É assim que se vê os prédios deste observatório...


 A 259m de altura, o super frio na barriga, o Observatório Transparente!


A gente começa meio tímida, meio apavorada...


Depois rola no chão!



 Olha onde fica a primeira esfera! Bem lá em baixo!!




Esta é a vista de cima de uma passarela elevada que dá acesso à Torre e aos outros prédios em volta.


Vamos subir pra esfera mais alta! Space Capsule, aí vamos nós!! 351m!!



 Até que para uma nave espacial tem bastante espaço, né?!


 Na escada, o astronauta nos olhando!


Pagando aquele mico... Afinal eu sempre quis ser astronauta!



 As fotos saem "borradas" por causa do "branco total radiante" da sala refletido nos vidros!



 Fotos "borradas" da cidade!



Aquele edifício que parece um abridor de garrafas é o Shanghai World Financial Center. O outro que está em cosntrução, vai ser o prédio mais alto do mundo.


Ali é o Shanghai International Cruise Terminal, onde chegam os navios de cruzeiros.


Até o próximo post! ;) 

domingo, 21 de setembro de 2014

Na China, faça como os chineses!

Tudo é uma questão de cultura, de se acostumar com as diferenças e de não ser teimosa!
Dizem que a gente paga as coisas que diz, né?! Pois deve ser verdade!

Quando eu cheguei aqui e passei dias infindáveis procurando apartamento ( com sensação térmica de 45C!), uma das coisas que notei é que nem todos tinham máquina de secar roupa ( e eu super acostumada!). Tudo bem, a gente se adapta e pendura a roupa pra secar, pensei.  O que eu não sabia e depois comecei a prestar atenção, é que os secadores são instalados na sacada dos apartamentos!

Sabe aquela sacada que a maioria da pessoas manda fechar para aumentar o tamanho da sala? Pois bem, é ali, na sacada da fente e não na área de serviço, que as roupas são penduradas para secar!

Comecei a perceber que TODO mundo faz isto!!É aquela coleção de calcinhas, soutiens, cuecas, meias...lençois!

Não me convenci! Achamos um apartamento com máquina de secar e com os secadores lindamente instalados na sacada , os quais eu pretendia deixar como estavam, recolhidos ao máximo!

O meu marido dizendo que era uma forma ecológica de secar roupas, que poupava energia, etc... E eu só pensava que eles iam me desculpar, mas que o meu negócio era a secadora!

Mas, como a gente paga mesmo o que diz, a primeira vez que lavei roupa, e coloquei na secadora.. Surpresa! A dita cuja não funcionava! E eu com uma máquina cheia de roupa molhada!
Fui, furiosa, pendurar as roupas nos cabides especiais ( porque o meu secador é muito chique!kkk!) e colocar tudo na sacada!

Para minha surpresa, o troço é super eficiente! Seca bem rápido, sempre tem vento aqui no sexto andar e nada encolhe... Mas que é feio, ninguém discute! kkk!

Hoje, mesmo com uma secadora nova e funcionando, eu faço como os chineses! Me rendi!


Assim é o secador recolhido:


Aqui é baixado :


Com os cabides:


Com as roupas:



E.... os lençóis!
P.S.  Lá no canto esquerdo , bem embaixo, dá prá ver que o meu vizinho se empolgou e colocou até uma bacia amarela com roupas pra pegar um solzinho... Menos, né?!


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Louca pela IKEA

Eu sei que tem muita gente que mora em um país que tem, ou que já visitou em viagem alguma loja da IKEA. Mas como no Brasil nós não temos este privilégio ,  resolvi escrever este post. Vocês vão ver porque eu fico como "pinto no lixo" (!) cada vez que entro nas lojas!

Ikea é uma loja Sueca de móveis e TUDO mais para casa. Pensa em alguma coisa de casa...uma estante pra livros, por exemplo, a Ikea tem. Uma colher de pau. A Ikea tem vários tamanhos. Um fogão. Os da Ikea são lindos. Um edredon. A Ikea tem vários. E assim por diante.

Tudo que lá se vende é design exclusivo. Aliás, um senhor Design! Tudo é moderno, limpo e funcional ao máximo!  Além de lindo!

Por isto que o meu marido tem cólicas quando eu digo que temos que ir na Ikea! Mas esqueci de contar o que ainda deixa tudo muito melhor. Os preços são ÓTIMOS! Claro, se você quer uma estante que dure o resto da sua vida, que fique como herança pros bisnetos, não é ali que você deve ir.
Por outro lado, os móveis , as cadeiras por exemplo,  são testadas exaustivamente para suportar milhares de usos, digo, sentadas. Dá pra ver na loja um modelo do teste que eles fazem.

No meu caso, os meus móveis enfrentaram duas mudanças de cidade e uma mudança de país ( com direito a viagem de navio e de caminhão) e estão ótimos. Não quero mais nada!  Aliás, quero comprar muito mais! kkk!

Antes de continuar tecendo mil elogios a Ikea, devo dizer que não estou ganhando nada com este post, ok? É só a minha opinião mesmo e a vontade que tenho de mostrar a loja a quem não conhece. E falo com conhecimento de causa, pois temos móveis da Ikea aqui na China, nos EUA e no Brasil! E tem várias coisas que tenho iguais nos três lugares! Tem um tapete que parece que eu não sei viver sem! kkk!


A experiência na loja é muito legal! Elas são iguais em qualquer lugar, só com pequenas adaptações por causa das diferenças e culturas do países ou até de relevo do terreno. Mas, sempre funcionam da mesma forma.
A gente entra na loja e imediatamente sente o cheirinho da Ikea. Não me perguntem do que é o cheiro ( madeira?), mas é muito bom e faz a gente entrar no clima. De propósito!

A primeira parte é o showroom. É ali que você encontra os produtos expostos como se fossem ambientes de uma casa. Até tem modelos de  "apartamentos"  decorados dentro da loja. Depois vem as salas de estar, os modelos de sofás, de estantes, de cadeiras, de mesas e etc. em seguida vem os quartos, e os modelos de camas, colchões... Ah! As camas são arrumadas com os lençóis e edredons à venda na loja. Tem uns poucos ali no showroom, caso você surte e queira aquele edredon ali agora, e não possa esperar pra chegar na sessão SÓ de roupas de cama. Eu totalmente entendo.

E assim vai, o "passeio guiado" te leva por todas as partes de uma casa. Mas, como eu faço pra comprar um móvel? Bem, tudo lá é pensado pra gente fazer sozinha, com a mínima intervenção de funcionários. O que aqui na China é uma benção, já que até no supermercado tem gente tentando te vender mercadorias! Eu fico incomodada com a insistência dos vendedores! Me dá espaço para respirar e pensar, por favor?! E, infelizmente, eu ainda não falo Mandarim! Não entendo nada!

Cada móvel tem um número e uma etiqueta com o "endereço" de onde você vai achá-lo. No final da loja, quase nos caixas, tem enormes prateleiras onde todos as caixas dos móveis estão arrumadas perfeitamente.

A especialidade da Ikea é vender móveis prontos para serem facilmente montados pelo próprio consumidor. A embalagem é sempre uma caixa o mais chata (flat) possível, o que facilita o transporte, tanto da fábrica pra loja, quanto da loja para a casa da gente.

Garanto que os móveis são fáceis de montar! Já montamos até uma cozinha completa! Sério!

As lojas todas tem dois andares, o showroom é em cima e no térreo fica a loja de produtos para casa onde tem TUDO menos os móveis. Esta parte também é dividida por partes da casa, começa com cozinha e sala de jantar ( louças, copos, toalhas, talheres, potes, bandeijas, panos de prato, até guardanapos de papel !), depois  vem banheiro, guarda-roupas, decoração, edredons, lençóis, toalhas, quadros, porta-retratos, velas, luminárias pra todas as necessidades , estilos e bolsos. E assim vai, e a gente vai botando coisas no carrinho e botando coisas no carrinho...

Uma coisa que me chamou atenção aqui na Ikea chinesa é a quantidade de avós com crianças brincando dentro da loja! Vira um parque de diversão durante as férias escolares!  Eles brincam em cima das camas , deitam, até dão uma cochiladinha! Mas, o mais interessante, é que a loja permite e nenhum funcionário olha com cara feia! Apesar de, ás vezes, ser um pouco difícil de olhar as mercadorias no meio da confusão, eu acho bem legal !

Além de tudo isto, ainda tem o restaurante da Ikea! Um super, mega, sucesso aqui na China. A comida é ótima, barata e ocidental ( o que o chinês adora!). Na verdade, tem alguns pratos locais em todos os países, mas aqui o pessoal gosta é dos pratos de fora. Eu AMO o prato típico da Suécia, bolinhos de carne, purê de batatas e geléia de uma frutinha sueca chamada LINGON, que é uma bolinha vermelha e pequeninha, uma delícia! Aqui tem o maior restaurante da Ikea que eu já vi e está sempre lotado.

Ah! Ainda tem um mercadinho quase na saída da loja, com várias comidas e bebidas suecas. Tem até café em grão! Vários queijos, chocolates, geléias, uns congelados e muito mais. Uma perdição! E nem vou falar da lancheria do lado do mercadinho! Nos EUA eles vendem um pãozinho doce com açucar e canela  ( cinnamon rolls) que espalha um cheirinho irresistível pela loja!

Alguns números:

A Ikea é foi fundada em 1943 por um menino de 17 anos , Ingvar Kamprad. Hoje é a maior varejista de móveis do mundo. Em agosto de 2014, a Ikea operava 350 lojas próprias em 43 países. No final do ano fiscal de 2010, foi registrada venda de US$ 23.1 bilhões.

Constam no site  12.000 produtos e o catálogo que lançam uma vez por ano, é uma delícia de ler! Eu guardo como referência! kkkk! Eu fico imaginando o gerenciamento disto tudo...

Recentemente a empresa divulgou que a maioria das fotos do catálogo é produzida digitalmente, pois seria muito caro e ecologicamente incorreto ( sempre uma preocupação da Ikea) montar e desmontar cenários tão minuciosos. Dá uma olhadinha no site americano  http://www.ikea.com/us/en/

Vamos passear pela loja? Ah! Se você  quiser saber mais ou menos quanto é um preço em reais, eu faço uma continha  tosca, divido o valor do produto por 3.

Coisinhas pra cozinha!


 Lustres.


 Amostras de cores e tipos de armários, torneiras e outros metais.


Esta é a entrada do restaurante de uma das lojas.


Resaturante de uma das lojas de Shanghai. Sempre cheio!




Este é o prato típico sueco que eu amo! Olha a geléia de Lingon!


Aqui é a parte da loja onde a gente pega as caixas dos móveis.







 Neste dia ainda tinha pouca coisa no meu carrinho! É que não dá pra ver a "mina" dentro da sacola amarela!


Os caixas.


O mercadinho de uma das lojas de Shanghai.


 O mercadinho de outra loja em Shanghai.



O catálogo! Todo em Chinês, mas eu me contento vendo as fotos ! kkk!




Pra provar como é fácil montar os móveis, esta era a nossa cozinha nos EUA. Tudo é da Ikea e nós que montamos cada armário! Lá atrás dá para ver o sofá, uma mesinha e uma luminária, tudo da Ikea também!


Espero que vocês tenham gostado e achado interessante este post tanto quanto eu, que já deu pra perceber, sou mesmo LOUCA pela Ikea!