Pesquisar este blog

domingo, 7 de setembro de 2014

Moon Festival

Hoje, dia 08 de setembro, é o décimo quinto dia do oitavo mês do calendário chinês e é o dia de comemorar o Moon Festival ou Mid-Autumn Festival. Este dia não tem correspondente no calendário Gregoriano que usamos no Ocidente, mas é sempre noite de lua cheia.

É como o Dia de Ação de Graças no Ocidente. A festa é para agradecer o que se tem, estar com a família e amigos e rezar por mais bençãos.

Este é o segundo mais importante feriado na China, só perdendo para o Ano Novo Chinês. Esta tradição tem mais de 3.000 anos, data da  Dinastia Shang ( 1600 a 1046 A.C.).  Naquela época os Imperadores adoravam e ofereciam sacrifícios a lua no outono,  na esperança de boas colheitas. 

Dentre os itens oferecidos em sacrifício, estavam os Moon Cakes, além de uvas, ameixas, maçãs e melancias. 

Mas o povo também comia e come até hoje os bolinhos que são redondos como a lua cheia. Os recheios não são  todos exatamente o que nós ocidentais gostaríamos. Chocolate, por exemplo, seria ótimo! Mas não é o costume. Tem gema de ovo, nozes, castanhas, amendoim, uma pasta de semente de lótus, batata-doce , de abacaxi ( ótimo!), coco, e  uma variedade de pasta de grãos, como feijão ( que é bom!!).

É costume nesta época  presentear os amigos e a família com caixas lindas de  Moon Cakes e chás, que muitas vezes são mais caras que os próprios doces. A empresa do meu marido mandou fazer uma caixa especial de Moon Cakes e chá para cada funcionário. Eu achei muito legal! Uma delicadeza da parte deles.

Já experimentamos todos os bolinhos que deveriam ser comidos só hoje, eu presumo! O da primeira foto é de feijão e mais alguma coisa que não conseguimos identificar, além das pétalas de rosas secas na cobertura, o cor de  laranja tem Gojiberry ( uma frutinha vermelha original daqui com tantas propriedades que vai ganhar um post exclusivo mais adiante) e .... só Deus sabe mais o quê!. O roxinho é de batata-doce ( acho!) e pedacinhos de coco. São todos gostosos, mas o roxinho foi o campeão! Na verdade, eles são tão lindos que  dá pena de comer!

Desejo a todos um feliz Moon Cake Festival, estejam vocês na China, no Brasil, nos EUA, no Oriente Médio ou em outra parte deste mundão! Que possamos agradecer o que temos e que as nossas preces por paz , compreensão entre os povos, saúde e fraternidade sejam ouvidas por Deus, não importando o nome que se dê a Ele. Que possamos entender, que afinal, somos todos iguais.













4 comentários:

  1. Que luxo esses bolinhos. Nunca tinha ouvido falar desse festival. "Vivendo e aprendendo!"
    Ou melhor: "lendo o blog da amiga e aprendendo!"
    Um beijo grande Andrea.
    To amando isso aqui. :)

    ResponderExcluir
  2. Fico super feliz que vocês estão gostando, meninas!!! Isto me dá aquela motivação! Além de saudade, né?! Beijos enormes!

    ResponderExcluir