Pesquisar este blog

domingo, 5 de outubro de 2014

Hongqiao New Town Central Park

Nós moramos numa área bem movimentada de Shanghai no bairro de Gubei. Perto da nossa casa há Consulados de vários países, muitos bancos, muitos restaurantes ( principalmente japoneses), um shopping center só de lojas de luxo ( vou fazer um post sobre ele!) e do Shanghai Mart, um enorme edifício que é um centro de exposições ( toda semana tem uma feira diferente ) e que  também serve de QG de diversas empresas nacionais e internacionais que funcionam aqui.

Mas, bem perto, descobri um pequeno paraíso. Um oásis de calma, verde, água, peixes e ... obras de arte!

É o nosso Central Park. Na verdade o New Town Central Park.

Com 130 mil metros quadrados de área, está longe de ser o maior parque da cidade, mas é muito especial porque fica junto a alguns institutos de arte, como o Shanghai Oil Painting & Sculpture Institute e o Liu Haisu Art Museum.
Há várias esculturas que moram no meio das trilhas , além de um atelier de arte em vidro. Quanto mais se caminha por lá, mais surpresas se encontra!

E não são só as Artes Plásticas, a cultura popular também se manifesta. Tive o privilégio de ouvir uma senhora cantando ( no que parecia ser uma aula de canto ou celebração) para outras senhoras sentadas à beira do lago. Uma voz linda! Não achei que ela ia gostar muito se a Laowai aqui ficasse filmando, então não tenho imagens... Uma pena!

O parque tem um enorme lago, o Xinting, cheio de patos, cisnes e peixes. Vi umas carpas gorduchas quase do tamanho dos patos! Aliás, o pessoal vai lá e pesca! E nada improvisado! Eles chegam com o equipamento de pesca completo e tem até uma lojinha que vende anzóis, iscas , etc.
Não vi se eles levam os peixes para casa ou se devolvem pro lago, mas que aquelas carpas renderiam um bom prato... sem dúvida! Kkkk!

O parque tem, além das trilhas de caminhada ( algumas em reforma recebendo um revestimento emborrachado especial pra caminhada e corrida), muitas áreas pra sentar e ler um livro, descansar ou deixar as crianças brincarem livres na grama. Muito interessante ver que as famílias acampam ali, acho que ninguém passa a noite ( até porque o parque é fechado), mas levam barraquinhas e ficam aproveitando aquela paz deitados na beira do lago.

Ah! Tem muita gente que pratica Tai Chi Chuan ( uma arte marcial chinesa) no parque, inclusive vi um senhor ensinando com paciência um amigo alguns movimentos. Eu adoraria ficar olhando, mas a gente tem que lembrar que pode incomodar, né?  Então eu passo, olho o máximo que dá, mas não paro.

Tem também muitos executivos caminhando, o pessoal trabalha perto e muitas vezes usa a estação de metrô que fica numa lateral do parque , a Yili Road Station.

Bem, tem gente de todas as idades, pescando, caminhando, cantando, fotografando, lendo, passando apressada, se exercitando... Mas vamos às fotos!

Esta é uma foto da entrada do parque. Dá pra ver a highway que passa em cima  e que abriga o estacionamento.







A casa de Chá do parque.





Este é de verdade!






Esta é a entrada da Estação de Metrô Yili Road, na lateral do parque.

                                       
  O lago Xinting que fica no centro do parque.


O tunel de bambu que fica ao lado do Xinting.


A pescaria é coisa séria!





As pistas de caminhada recebendo a cobertura emborrachada.

     
       O marido fotografando a esposa, eu acho... Ela estava levando super a sério e dirigia as fotos... Pelo jeito ele ouviu muita reclamação até acertar!


Os patinhos e as carpas.


Olha o tamanho das carpas!



As famílias com as barraquinhas.





Embaixo da highway fica o estacionamento do parque. Legal, né?


Até o próximo post! 

2 comentários: