Pesquisar este blog

domingo, 2 de novembro de 2014

Beijing - Temple of Heaven - O Templo do Céu

O Templo do Céu ou Tiantan Park, é um  dos maiores complexos de arquitetura religiosa do mundo. Fica na parte sul da cidade de Beijing e é uma das grandes atrações turísticas da China.

The Temple of Heaven, seu nome em inglês, é um parque murado com 273 hectares de área, onde muitos turistas passeiam encantados entre os locais que o utilizam como fonte de lazer e contato com sua cultura ancestral.

Foi construído entre 1406 e 1420 pelo Imperador Yongle da Dinastia Ming. Era lá que aconteciam uma vez por ano,  as cerimônias nas quais os imperadores das Dinastias Ming e Qing ofereciam sacrifícios e rezavam aos Céus por boas colheitas e bom tempo, por isto o nome de Templo do Céu.

 Quem o vê hoje, nem imagina que foi ocupado pelas forças da Inglaterra e da França durante a Segunda Guerra do Ópio  e pela Aliança das Oito Nações durante a Revolta do Boxers. Sofreu muitos abusos e depois foi abandonado até ser transformado em parque e aberto ao público em 1918. Em 1998, sua beleza e importância histórica foram reconhecidas e  a Unesco o proclamou um dos Patrimônios da Humanidade ( World Heritage Site).

O complexo religioso só ocupa 1% da área do parque e  é composto por 3 grupos de prédios ( um atrás do outro em linha reta) construídos sob estritas normas religiosas.

Vale a pena dar uma olhada no site oficial do Templo do Céu, lá dá pra ter uma idéia do tamanho e da forma do complexo  - http://en.tiantanpark.com/default.aspx?Sortid=1

 O parque ainda conta com outros prédios da época, obras de arte, campos gramados e muitos ciprestes centenários chamados  Junipers em inglês. Alguns tem os troncos com formatos tão intrincados que parecem desenhos esculpidos. O mais famoso é o The Nine-Dragon Juniper pois, segundo os chineses, seu tronco é tão desenhado que parece ter nove dragões entrelaçados.


Entrando no Complexo pelo Portão Norte, o primeiro conjunto de  prédios que se encontra é o Hall of Prayer for Good  Harvests, onde o Imperador rezava por boas colheitas. Este templo circular tem 36 metros de diâmetro e 38 metros de altura. Fica sobre uma estrutura de três andares de mármore e é todo construído de madeira sem nenhum prego! O prédio original queimou num incêndio em 1889 e foi reconstruído anos mais tarde.


Dentro do Templo.


Na frente do Templo ficam os prédios menores que fazem parte do Hall of Prayer for Good Harvests.


Meio perdida, né? Tenho certeza que eles não usavam estes vasos de ferro pra apoiar mapas, mas...


Um dos prédios menores.


Caminhando em direção ao sul por uma passarela  de 360 metros de extensão, se imita os passos do Imperador, que por ali passava indo em direção ao próximo prédio do complexo, o Imperial Vault of Heaven. O mais interessante é que no meio da passarela há um caminho de mármore, como se fosse um tapete, por onde só o Imperador podia andar. Dá uma olhada que lindo!


 Este é o Imperial Vault of Heaven, muito parecido com o primeiro prédio, mas um pouco menor e sobre uma estrutura de mármore de um andar só. Este templo tem uma curiosidade. É circundado por muros,  chamados de  Echo Wall - parede de eco -  lá atrás na foto, aquelas paredes amareladas - que formam quase um círculo em volta do templo e propagam o som. Se uma pessoa falar encostada no muro, as outras vão escutar o eco  mais adiante. Eles acreditavam que este eco ajudava a levar as preces ao céu.


Dentro do Imperial Vault of Heaven.



Saindo do templo e caminhando de novo em direção ao sul, se encontra o Circular Mound Altar, que é um altar propriamente, onde o Imperador rezava por condições meteorológicas favoráveis, traduzindo, bom tempo! Aliás, é o que se faz até hoje em todos os cantos do planeta, né?! Com menos esplendor, é verdade...

 O altar é  uma maravilhosa plataforma circular de três andares toda de mármore decorada com dragões ricamente esculpidos. Todos os elementos que formam a plataforma , desde os balaústres até os degraus, são repetidos nove vezes ou em múltipos de nove, o número sagrado.

Chegando no Altar:


Um dos detalhes:


 A fantástica estrutura toda de mármore!


Dá pra ver o telhado do  Imperial Vault of Heaven lá de cima e os portões de pedra que dão acesso ao altar. Em primeiro plano, nos balaústres, se vê os dragões esculpidos!



 Bem no centro do altar, há uma pedra de mármore redonda chamada Heart of Heaven ( Coração do Céu) que é o centro acústico da plataforma. De lá o Imperador rezava e o som da sua voz ressoava nos muros e garantia que os Céus e todos os presentes o ouvissem.

Claro que hoje todo mundo quer tirar fotos em cima da pedra, e eu fiquei numa fila que parecia uma reunião da ONU com representantes de vários países esperando a sua vez de posar de Imperador! Se vocês pudessem ver a galera atrás da câmera...

 É uma emoção pensar em todos os Imperadores  que já estiveram de pé ali naquele mesmo pedacinho de pedra! Me sinto privilegiada de poder estar onde personagens importantes ( e comuns) da História da Humanidade estiveram. Em todos os lugares onde vou penso nas pessoas que estiveram ali, que fizeram suas vidas em torno daquele lugar... Isto me faz sentir parte da Humanidade, me conecta com todos que um dia já nasceram na face da Terra.


Dando adeus ao altar em direção ao Portão Sul do complexo.


O parque é lindo, muito grande e um convite a caminhar, mesmo no frio...



Ah! Este é o The Nine-Dragon Juniper, o cipreste com os nove dragões entrelaçados que eu havia mencionado... Só achei 8 dragões até agora... Brincadeirinha! Achei nenhum!

 Talvez ficando mais alguns anos na China eu consiga me educar e  ver os dragões.  Na verdade, é preciso ver com os olhos da alma!  Eu acredito que  quanto mais a gente aprende sobre culturas diferentes da nossa, seja viajando ou estudando, mais se abrem estes olhos...

Até a próxima. ;)

Fotos: João Sperb.


2 comentários:

  1. Grande escritora! Parabéns, Andréia e que venham mais informações. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga querida!!! Pode deixar que vou continuar escrevendo! Adoro!!

      Excluir