Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Ano Novo Chinês - O Ano do Carneiro

Você já deve ter ouvido falar que na China o Ano Novo não começa em primeiro de janeiro,  né?

Aqui se usa o calendário Lunar e não o Gregoriano como no Ocidente. Por causa disto, o dia da comemoração varia todo o ano. Ocorre entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro.  Este ano vai cair no dia 19, o último dia! Já descobri que em 2017 vai cair no dia do meu aniversário, 28 de janeiro!

Esta comemoração é chamada de Lunar New Year ou Spring Festival e este ano vai de 18 a 24 de fevereiro, sendo assim o maior e mais importante feriado nacional.

 É considerada a maior migração em volume de pessoas da atualidade, já que  é parte da tradição o encontro das famílias . A movimentação nos aeroportos, portos, rodoviárias e estações de trem é imensa porque muitas pessoas vivem longe da sua cidade natal.

Os chineses costumam trocar presentes nesta época, e é esperado que os patrões presenteiem os funcionários. Este ano a empresa do meu marido presenteou o pessoal com duas lindas caixas para cada um.

 Uma das caixas tinha chá de crisântemos, nozes, amendoins, tâmaras, damascos secos, amêndoas, além de uma frutinha seca típica daqui a Longan ( dá uma olhadinha neste link pra ver a frutinha:http://en.wikipedia.org/wiki/Longan ).

A outra caixa era de carnes. Continha camarões secos de dois tamanhos, um grande e um beeeemm pequeninho ( que se usa muito em sopas por aqui), um frango inteiro defumado, e dois pacotes de uma iguaria chinesa: patas de pato defumadas.

Já imaginando que os estrangeiros iam ficar, digamos, um pouco chocados,  veio junto uma cartinha em inglês explicando como se prepara as tais patinhas, o frango defumado  e  os dois tipos de camarões secos. Ainda bem, porque eu só sabia usar os camarões!

Agradeço as caixas e a paciência de nos ensinar!

 Voltando ao assunto do Calendário, cada ano é representado por um animal no Horóscopo Chinês e este ano é o Ano do Carneiro ou Year of the Sheep e será o ano número 4.712!

A cidade está toda enfeitada para o Festival e são muitos os costumes e tradições para esta época.

Na porta das casas as pessoas colocam símbolos de papel com o caracter em vermelho da palavra "Fu" que quer dizer Felicidade.

As famílias costumam fazer uma super limpeza nas casas e compram muita comida para os dias do feriado, em especial, frutos do mar, frutas , sementes e doces, não por coincidência estes foram os presentes da empresa onde o meu marido trabalha.

Também é costume comprar roupas novas, principalmente para as crianças!
Só um pouquinho que fui comprar as minhas e já termino de escrever... Kkkk!

Há alguns tabus, como por exemplo, certas palavras são evitadas nas conversas: morte, doença, fantasma...

Ah! E no dia do Ano Novo ( dia 19 neste caso), ninguém toma remédios, ou, reza a tradição, vai passar o ano todo doente!

Vocês lembram do Shaun de Sheep que eu mostrei aqui ? Dá uma olhadinha neste post: http://odiariodaperua.blogspot.com/2014/12/yes-nos-temos-natal-na-china.html

Pois é, na época eu não sabia que este ano seria o do Carneiro! Tá explicado porque o Shaun veio enfeitar o Shopping aqui perto de casa! E também lançar o seu primeiro filme! Espertinho, né?!

Ah! A cidade está cheia de outros carneirinhos também!  Estes estão na frente de um outro Shopping bem legal aqui perto! Olha que fofos!!





E, finalmente ( mais uma vez!!), o Shaun espiando a gente lá de cima do Shopping!! Desce daí, ovelha sapeca!




Desejo  a todos nós um 4.712 de muita paz e felicidade!!
Até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário