Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Shanghai Zoo

A primavera chegou e Shanghai está muito mais bonita! As flores e as árvores estão no auge, os passarinhos estão voando incansáveis alimentando os seus filhotes e a temperatura está super agradável.

 A gente tem que aproveitar esta época fazendo programas na rua porque daqui uns dias o verão vai chegar e com ele aquele calor úmido que só dá vontade de ficar no ar-condicionado.

Pensando nisto, fomos visitar o Shanghai Zoo. Estava um dia lindo, com um certo ventinho, dava vontade de caminhar na rua.

Confesso que fui com medo do que ia encontrar, afinal, eu sempre desconfio de zoológicos. Na verdade acho uma maldade, fico com nojo da raça humana, mas a curiosidade e a vontade de ver e estar perto dos animais me venceram. Pessoa hipócrita eu, né?!

O zoológico é super fácil de chegar de metrô, tem uma estação , a Shanghai Zoo ( jura?!), que fica na entrada do parque. Aqui as coisas são pensadas pra que as pessoas possam chegar e partir  usando o transporte público de forma confortável e segura. Não é que nem num país que eu conheço onde parece que o legal é dificultar o acesso...

Segundo a Wikipedia, o parque tem mais de 100 mil metros quadrados.

Os canteiros de flores são uma das atrações. Cada um mais lindo que o outro, vários jardins e lagos. Parece uma pintura de tão lindo!

Os animais parecem bem tratados. Muitos são bem gordinhos, notei que sempre tinha comida nos viveiros e água limpa.

 Mas achei os lugares onde eles ficam muito pequenos!

Os elefantes pareciam uns perus num pires de tão sem lugar pra caminhar! Aliás, fiquei chocada de vê-los acorrentados! Só podiam estar com carinha de tristes e se movendo de forma angustiada e irritada.

Aquilo acabou definitivamente com a minha visita! Fiquei procurando no meio das árvores atrás do viveiro onde eles estavam se havia mais lugar onde eles pudessem caminhar... Não dá pra ver se aquilo é só um bosque ou se esconde uma área onde eles possam viver com mais dignidade.

As zebras também estavam num lugar muito pequeno, não admira que estavam deprimidas... Também espero que elas tenham outro lugar além daquele para viver.

Os pássaros moram em "apartamentos" com jardim, ou seja, eles tem uma parte fechada onde ficam uns puleiros, água e comida ( muitas frutas!) e uma parte aberta ( eles tem acesso por uma porta e uma janela) com uma árvore e uns matinhos pra cada "apartamento" , tudo coberto com tela pra eles não fugirem.

Não vi nenhum sozinho, sempre há mais de um de cada espécie ( ainda bem!), mas todos com carinha de triste. E olha, que eu criei a minha calopsita dos 2 meses até os 12 anos de idade e sei muito bem dizer se estão felizes ou tristes só de bater o olho!

Os ursos me deram muita pena! Os viveiros deles são só de pedras! Na verdade, os dois ursinhos pretos que estavam lá pareciam bem dispostos, correndo e brincando. Os únicos!

Os pandas, a grande atração, não estavam nem aí pra ninguém! Como todos os outros animais, vale dizer.
Os pandas tem dois ambientes, um coberto e um na rua, com um parquinho supostamente pra eles brincaram... Bem, os dois estavam usando o parquinho como cama mesmo, dormiram o tempo todo.

As girafas são outras que mereciam um lugar muito maior! Elas também tem dois ambientes, um coberto e um pátio.

A gente vê que os animais são bem cuidados e bem alimentados, o que me deixa deprimida é esta condição de aprisionamento inerente a este tipo de atração!

O ser humano se acha no direito de tirar a liberdade e forçar estas criaturas de Deus a uma vida miserável! Isto é revoltante!

Revoltante também é ver que apesar de muitos avisos pedindo pra não fazer, as pessoas ainda alimentam os animais com uma monte de porcarias e , pior, ensinam as crianças que é "bonitinho" fazer isto!

O auge foi ver um cidadão atirar uma garrafa pet pros ursinhos pretos "brincarem"! Nesta hora eu dei graças a Deus que ainda não falo chinês! Eu teria me metido só pra ouvir um "passa fora, vai deitar, que aqui não é a tua casa"! E ele teria razão neste ponto... Não sei falar, mas a linguagem corporal comunica muito bem! Fiquei balançando a cabeça e fazendo cara de desaprovação! Foi nesta hora que o João decretou que não iria mais em zoológico comigo! kkk!

Que fique claro que este tipo de comportamento não é exclusividade daqui!  Em tudo que é parte do mundo tem gente sem noção!!!!

Vamos as fotos que elas falam melhor que eu!

Aqui é a entrada, tudo super bem organizado. O ingresso custa RMB 40,00, o que dá quase 7 dólares. Crianças e idosos pagam menos, se não me engano o ingresso pra eles é RMB 30,00.


 A gente mal entra e já começam os jardins maravilhosos!


 Rosas, muitas rosas no parque inteiro! E ninguém apanha nenhuma!!


 Aliás, ninguém toca nas flores e nem na grama!




Não parece um quadro? O meu fotógrafo é ótimo!




 Eu amo esta carinha!!





Não tá morto nem doente, só tá curtindo o solzinho nas asas...



Ainda bem que eles ficam bem separados das pessoas por um vidro, senão eu não ia resistir!! O African Grey Parrot é o meu maior amor depois do Flap, claro! Ah! O Flap é a minha calopsita de 12 anos que mora com o vovô no Brasil. Muito sortudo aquele penoso, cheio de mimos!


 Também quero muito adotar uma Cockatoo!!


Olha que lindo o lago onde ficam os cisnes, os patos e os pelicanos! Eles são sortudos e vivem soltos!




 Olha o pelicano vindo na nossa direção!!!!




 Estas árvores são lotadas de ninhos nesta época! Ficar ali muito tempo é certeza de levar um cocô na cabeça! Mas dizem que é sorte, né?!



 Os chineses são artistas da jardinagem! Cada coisa linda!!


Olha quantos ninhos!!


Este tava tão tristinho...



 Este é o panda vermelho. Bem menor que o panda que a gente mais conhece, o Giant Panda. Porque será que tem este nome, né?!


Falando nele, tá aqui deitado, o Giant Panda! Dá vontade de ir lá e abraçar! É muito fofo!




 Estes são os dois ursinhos pretos que brincavam..



 Este aqui tava esperando os biscoitos que uma vovózinha ensinava o netinho a atirar ... :(




 Folga pro fotógrafo!





 O escandalosamente lindo ( e solitário ) Tigre branco.



 Este é um jardim SÓ de rosas!  Muitas! Lindas! Fantásticas!







 Ver que ele estava acorrentado me fez jurar não ir nunca mais a nenhum zoológico do mundo! A corrente não estava machucando, mas ele estava triste de cortar o coração....




 Sabia que o rinoceronte é um dos animais mais perigosos?  E mesmo assim matam o bichinho pra extrair a guampa! Sabia que a "guampa" é um feixe de cabelos endurecidos? Este blog também é cultura! ;)


 Tinha três bebês macacos! Umas fofuras!! Mas as mães não estavam gostando nada daquele monte de gente olhando... Pobrezinhas!


 Amo os animais e por isto  não consigo vê-los presos.

 Este zoológico claramente trata bem deles, há lugares terríveis por este mundo.
 De qualquer forma, tirar os bichinhos de seu habitat e forçá-los a viver reclusos não deveria ser considerado lazer para os humanos!

 Se perder a liberdade é punição pra nós, porque achamos que é diferente para os animais?! Não vou mais a zoológicos em lugar nenhum do planeta!
Até a próxima!

Fotos: João Sperb

2 comentários:

  1. Andréa, descobri por acaso o seu blog! Amei! Parabéns pela iniciativa. Já virei fã!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cecília!! Eu já era fã do teu blog mesmo antes de vir pra China!! Inspiração! Amo o Minha Casa no Mundo. Beijos

    ResponderExcluir