Pesquisar este blog

sábado, 7 de fevereiro de 2015

The Bund

Há chance que se você só viu uma foto de Shanghai até hoje, que ela seja do Bund ou da vista que se tem dali!

Chamado de Zhongshan Dong Yi Lu em Chinês, é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.

Bund em inglês quer dizer dique, barragem. Aqui se refere a barreira de 1700 metros  construída para evitar que uma possível inundação atinja Shanghai.

O Bund é um complexo que envolve esta construção nas margens do rio Huangpu e um conjunto de  praças com estátuas e locais pra apreciar o rio (e tirar milhares de fotos) além dos lindíssimos edifícios que ficam na rua em frente.

São 26 prédios famosos por seus diferentes estilos arquitetônicos. Gótico, Barroco, Romano, Clássico e Renascentista, todos tem seus representantes à beira do Rio Huangpu, na rua mais famosa de Shanghai!

Estes edifícios foram construídos no final do século 19 depois da assinatura do Tratado de Nanquim,  firmado entre a China e a Grã -Bretanha em 1842,  que encerrou a primeira das chamadas Guerras do Ópio.

O Tratado determinava , entre outras coisas, que 5 cidades chinesas,  entre elas Shanghai , fossem abertas para moradia de cidadãos ingleses. Isto trouxe o comércio e os negócios e logo Shanghai se tornou o mais importante porto comercial e centro financeiro da Ásia Oriental.

Estes prédios foram construídos para abrigar bancos, empresas, jornais e Consulados, por isto a beleza e a sofisticação das construções.

Anos depois quando os estrangeiros deixaram Shanghai, os prédios foram ocupados por repartições públicas até os anos 70, quando o Governo se retirou dali.

Como parte de um esforço de embelezamento e abertura da cidade para o Turismo, o governo de Shanghai deu início nos anos 90 ao processo de renovação e valorização do Bund e das áreas próximas.

A reforma foi até 2010 e embelezou a beira do Rio Huangpu e trouxe o glamour de volta ao Bund.

Hoje é um ligar moderno, limpo e muito agradável. Os prédios voltaram a ser lar de bancos, hotéis sofisticadíssimos, empresas, lojas caríssimas , tudo mantendo uma atmosfera de época.

Assim como em algumas partes de Xintiandi, no Bund, se a gente se distrair, acaba achando que está na Europa!

Vamos dar uma olhadinha?

Esta é a vista que se tem do Bund. O outro lado da margens do Huangpu é famoso em fotos!





Aqui é um dos pontos onde todo mundo se debruça e tira fotos... O frio naquele dia me fez usar dois casacos daqueles super fofos um por cima do outro! Não dava nem pra se mexer! kkk!


Estes são alguns dos prédios maravilhosos. Jura que não parece algum lugar na Europa?!











Este é o The People's Heroes Monument que fica numa das praças na beira do rio.




 Estas são fotos de uma parte da estrutura que protege a cidade de inundações.


 Dá pra ver alguns dos prédios ao fundo...






Aqui  é onde todo mundo passeia e tira fotos! Rio de um lado e prédios do outro.


  Também quero foto aqui, ora! Kkkk!


E o povo enfrentando o frio! Olha, eu gosto de frio, mas não de parecer o boneco da Michelin de tanta roupa empilhada! Queria poder usar só um casaco de cada vez!




                      O nosso "fotógrafo" também quis ter a sua fotinho!
              


 Resolvemos atravessar o rio e dar uma explorada no outro lado. Fomos de metrô ( que é ótimo aqui!) por ser rápido e quentinho, mas poderíamos ter ido de barco...



Tem vários restaurantes deste lado do rio, com uma vista de matar de linda!






Olha quem apareceu na foto! Uma pontinha da Torre de Rádio e TV! Tem post aqui no blog sobre ela. Clica aqui ó: Oriental Pearl Radio and TV Tower





Olha a exibida de novo!


 Este é o People's Heroes Monument visto do outro lado do rio.




 Os maravilhosos prédios do Bund!!











Onde se vai aqui se vê a Torre!


Eu chamo aquele prédio lá de trás de abacaxi, mas é com carinho! É um prédio bem conhecido mas eu não consigo lembrar o nome... Abacaxi eu não esqueço, né?!


 Vai um sorvetinho?!






Vai uma cervejinha?!






 De repente a gente se depara com muitas estátuas de vacas! Eu não aguentei e fui pisando na grama mesmo pra tirar foto com elas!! Porto Alegre também tem estas vaquinhas mas eu não tenho nenhuma foto com elas... Não podia deixar passar!! kkk!






Tá bom, vocês já viram que eu adoro esta Torre, né?!





E outras vaquinhas vindo!!! Elas estão dizendo que querem ir lá pra casa comigo! ;)




Espero que vocês tenham gostado do Bund tanto quanto eu gosto daqui!! Até a próxima! ;)

Fotos: João Sperb

2 comentários:

  1. Deia adorei conhecer mais um lugar lindo em Xangai! E saiba que você é uma boneca da Michelin muito linda!!! Bjos e continue escrevendo.

    ResponderExcluir
  2. Cris, querida!!! Que bom que tu gostaste!!! Muito obrigada, amiga!! Saudade!!! Beijos

    ResponderExcluir